Muitas pessoas costumam buscar ajuda médica para resolver questões relacionadas a dificuldades de emagrecimento, estresse, cansaço constante, perda de libido ou alterações no humor. Boa parte dos pacientes encara esses problemas como queixas comuns do dia a dia e não imagina que eles podem estar relacionados a alterações hormonais. Por isso, para solucionar esses casos e garantir mais qualidade de vida, a modulação hormonal é uma excelente opção.
Nosso corpo possui mais de 50 tipos de hormônios que agem de forma simultânea em nosso organismo. A simples baixa ou alta nos níveis de alguns deles pode resultar em ganho de peso e alterações no metabolismo, gerando desconforto e insatisfação nas pessoas em relação ao corpo. A melatonina e o cortisol, por exemplo, são hormônios fundamentais para nosso bem-estar.
O primeiro está ligado à qualidade do sono e casos de insônia. Já o segundo tem relação com o estresse e, quando atinge um grau elevado em nosso corpo, pode gerar um quadro de esgotamento físico e mental, dificuldade de emagrecimento, além de comprometer o sistema imunológico. Nesse sentido, o objetivo da modulação hormonal é equilibrar as taxas de hormônios do nosso corpo.
Mas vale lembrar que esse tipo de método deve ser feito com acompanhamento médico para que o profissional da saúde possa avaliar o resultado de exames e entender as necessidades de cada indivíduo. A modulação pode ser feita por meio da utilização de hormônios bioidênticos, ou seja, hormônios semelhantes aos produzidos pelo organismo, como também pode englobar a ingestão de aminoácidos, vitaminas, minerais e antioxidantes.
A partir dos 30 anos de idade, ocorre uma queda na produção hormonal de 1.6% ao ano, resultando num impacto sobre o rendimento físico e laboral. Com a modulação e regulação dos hormônios, o corpo atinge a máxima performance, diminui a oxidação das células e promove um envelhecimento saudável. Os benefícios ainda auxiliam no emagrecimento e ganho de massa muscular, melhora do sono e do funcionamento do intestino, controle do estresse, excelente libido e disposição.
Quando corretamente indicada e orientada por profissional experiente e bem capacitado, a modulação hormonal pode trazer uma série de benefícios diretos e indiretos para a saúde. Conheça os principais deles:
A modulação hormonal só é indicada para pessoas que têm clara deficiência ou desequilíbrio hormonal, estão tendo sua qualidade de vida prejudicada por sintomas como os que vimos (ou até outras funções biológicas, como o funcionamento do sistema autoimune, por exemplo) e não conseguem obter o necessário equilíbrio sem a modulação.
O equilíbrio hormonal deve ser prioritariamente buscado através da adoção de hábitos saudáveis e via processos que influenciem direta ou indiretamente na produção e regulação dos hormônios, como, por exemplo, através da ingestão de vitaminas e minerais.
Quando o corpo está precisando de hormônios ele envia sinais. É mais fácil de perceber esses sintomas a partir dos 30 anos, quando acontece uma queda natural na produção hormonal. Porém essa queda não deve ser abrupta nem tampouco ocasionar perda na qualidade de vida.
Em todos os casos, é preciso buscar a avaliação de um médico especialista para adequadamente avaliar os sintomas e investigar suas causas. Além disso, existem hábitos diários que podem ocasionar desequilíbrios hormonais; e muitas vezes o paciente nem se dá conta que a solução pode se dar pela simples mudança de hábitos.
Comos especializados na área da medicina esportiva, aliado a profissionais de endocrinologia e nutrição. Venha nos conhecer.
UNIDADES:
– Joinville/SC
– Blumenau/SC
– Balneário Camboriú/SC
Fale via Whatsapp: (47) 98467-4870contato@olympusclinica.com.br