Toxina Botulínica

toxina botulínica

O que é toxina botulínica

Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando administrada oralmente em grandes quantidades, bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada, chamada botulismo. No entanto, por injeção, em quantidades muito pequenas, em um músculo facial específico, apenas o impulso que orienta este músculo será bloqueado, causando o relaxamento local. Deste modo, a toxina botulínica atua como um bloqueio da musculatura subjacente das linhas indesejadas.

 

O tratamento envolve injeção em quantidades muito pequenas nos músculos subjacentes para imobilizá-los. A terapia atual é bem tolerada, rápida e a invasão é mínima. Alguns efeitos colaterais permanecem por cerca de três a sete dias após o procedimento. A toxina começa a fazer efeito em sete dias e tem ação plena em 14 dias depois e esse efeito perdura por cerca de quatro a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.

Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema momentaneos, podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área por 24h após o procedimento. Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente.

Para que serve e como funciona

A Toxina Botulínica é indicada para aqueles que estão incomodados com as linhas de expressão ou até mesmo as rugas geradas pelos movimentos repetitivos, nas regiões da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, pés de galinha (área dos olhos). Além dessas regiões, o procedimento é indicado para quem deseja levantar as sobrancelhas, abrir os olhos (ocidentalização das orientais), levantar a ponta do nariz, corrigir o sorriso gengival e para o tratamento de hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés.

A toxina botulínica é aplicada com pequenas injeções em alguns músculos específicos da face para relaxar sua contração e, consequentemente, impedir a formação de rugas ao falar ou sorrir. Para a contração de um músculo, o que ocorre é um estímulo elétrico originado do cérebro, atravessando a medula espinhal e correndo pelos nervos até o seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.

 

A toxina botulínica age através do bloqueio da liberação desta substância pela terminação do nervo. Se o músculo não recebe a acetilcolina, ele não contrai. Assim, a toxina botulínica paralisa a musculatura, bloqueando a informação do estímulo elétrico de chegar até o músculo. A aplicação é praticamente indolor e o início do efeito surge após 2 a 3 dias, com uma paralisação progressiva do músculo, e pico de ação e estabilização do efeito, com cerca de 15 dias. O efeito pode durar entre 4 a 6 meses, por isso precisa de manutenção regular para manter o resultado.

Quais os benefícios da toxina botulínica

A substância serve para o relaxamento muscular sobre os músculos estriados, inibindo a liberação de acetilcolina, na junção entre o nervo e o músculo-neuro muscular. Desta forma, a contração ajuda a reduzir e desaparecer as rugas de expressão e a evitar os vincos na pele, prevenindo as chamadas rugas estáticas – aquelas que ficam evidentes mesmo sem nenhum movimento do rosto.

 

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão. 

 

Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

Quando é injetada nessas rugas, a toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo. No caso das linhas de expressão, o benefício se dá de duas maneiras:

 

1 – De forma preventiva: como a contração muscular é paralisada não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular na área em que foi aplicado a toxina botulínica.

2 – De forma reparativa: como a toxina botulínica tira a tensão da musculatura, as rugas, causadas por esses músculos, são amenizadas.

Informações adicionais

É importante ressaltar que injeções de toxina botulínica não devem ser utilizadas durante a gravidez ou durante o aleitamento. Também é desaconselhável para pessoas com certas condições neurológicas como a doença neuromotora ou miastenia grave.

Quer melhorar a sua performance física?

clínica olympus

Comos especializados na área da medicina esportiva, aliado a profissionais de endocrinologia e nutrição. Venha nos conhecer.


UNIDADES:
– Joinville/SC
– Blumenau/SC
– Balneário Camboriú/SC


Fale via Whatsapp: (47) 98467-4870contato@olympusclinica.com.br

Fale conosco via Whatsapp