Transplante Capilar

Transplante Capilar

O que é Transplante capilar de alta densidade, técnica FUE

O Transplante capilar de alta densidade técnica FUE, é uma técnica cirúrgica, minimamente invasiva, que consiste na extração dos folículos saudáveis da área doadora, a serem transplantados na região calva, oferecendo ultra densidade de fios, com aspecto natural e harmônico, sem cortes, pontos ou cicatrizes, sendo o que há de mais moderno e eficaz no tratamento definitivo da calvície, que ao longo das ultimas décadas, concretizou-se como um problema cada vez mais frequente na população, atingindo diferentes faixas etárias, em ambos os sexos.

A queda dos fios e consequente falta de cabelo pode ser causada por diferentes fatores relacionados a hormônios, genética, estresse, deficiência nutricional, medicamentos e até doenças. O Transplante capilar de alta densidade, técnica FUE, da Clinica Olympus, e realizado por equipe de cirurgia plástica altamente qualificada, que após o estudo anatômico de cada caso, executara a marcação, extração e transferência de unidades foliculares da área doadora para a área receptora, com extração cautelosa dos fios (folículo a folículo) sem danificar o bulbo capilar, que posteriormente, com auxilio de microscopia e equipamentos de ultima geração, procedesse a separação dos fios (cada folículo comporta até 5 fios aderidos ao bulbo capilar) e o preparo para o implante na área calva.

 

Nesse procedimento, retira-se os folículos capilares sadios, localizados nas regiões temporal e occipital crânio (laterais e dorso da cabeça), haja visto, que por fatores genéticos, esses folículos não sofrem a ação do hormônio Di-hidrotestosterona (DHT), principal responsável pela queda, o que torna a técnica altamente eficaz e resolutiva no tratamento definitivo da calvície. Durante a cirurgia, dependendo do grau da calvície, podem ser transplantadas de algumas centenas, até milhares de unidades foliculares, gerando uma aparência natural e com ultra densidade de fios.

 

 *Esse procedimento é considerado a única solução definitiva para a calvície*.

Quais os benefícios do transplante capilar

A cirurgia de restauração capilar, técnica FUE e o procedimento mais moderno e revolucionário do mercado, por proporcionar excelentes resultados em curto intervalo de tempo, dispensando cortes, pontos ou cicatrizes. Veja, a seguir, os principais benefícios do transplante capilar:

Aumento da autoestima

Esse é o principal benefício da cirurgia capilar, já que a acentuada queda de cabelo ou falta total de cabelo é um problema que afeta diretamente a autoestima e a autoconfiança. Esses fatores psicológicos impactam fortemente nas relações sociais e profissionais, fazendo com que o individuo se retraia e sinta-se deprimido. O transplante capilar, preenche os locais afetados pela calvície e devolve a autoestima, beleza e a alegria de viver.

 

Naturalidade dos resultados

A junção do avanço da tecnologia em cirurgias, aliado ao conhecimento e a alta capacidade técnica de nossa equipe médica, proporcionam resultados naturais e com ultra densidade de fios, permitindo o uso de qualquer corte de cabelo, sem constrangimento, tornando o resultado imperceptível a olho nu.

 

Cicatrizes imperceptíveis

Há menos de 10 anos, as cirurgias de transplante capilar eram realizadas sob a técnica FUT (Follicular Unit Transplantation ou Strip Harvesting) e necessitavam de incisões marcantes, que além do risco de infecção, inevitavelmente deixavam cicatrizes aparentes e irreversíveis no couro cabeludo. Atualmente, com a aplicação de ultra densidade da técnica FUE (Follicular Unit Extraction) o procedimento evoluiu e proporciona resultados muito superiores a técnica FUT, oferecendo resultados definitivos, com grande naturalidade e sem qualquer tipo de rejeição de fios, infecções ou cicatrizes.

 

Resultados rápidos

Após 30 a 40 dias da cirurgia, começa um processo de queda dos fios transplantados. Cerca de 3 a 4 meses após a realização do procedimento, já começam a surgir novos fios que vão ganhando corpo e espessura. Após 6 meses da realização da cirurgia, já é possível notar resultados e, dentro de 12 meses, a aparência final já pode ser notada. Esse tempo pode variar para mais ou para menos, dependendo do ritmo de crescimento dos fios, de acordo com as características individuais de cada paciente.

 

Solução definitiva para calvície

O Transplante capilar tem uma elevada taxa de sucesso, pois preenche totalmente a área implantada, revertendo a calvície por completo. Isso é possível porque os fios a serem implantados são recolhidos das laterais e da parte de trás da cabeça, regiões que não apresentam sensibilidade à ação do hormônio di-hidrotestosterona (DHT), principal precursor da queda dos fios.

 

Além disso, pessoas que sofreram traumas, como cortes ou queimaduras, também se beneficiam muito com esse tipo de procedimento. Isso porque, é possível restaurar o cabelo por meio do transplante de folículos sobre áreas com cicatrizes pós-trauma, com excelentes resultados.

Em quais casos o transplante capilar é indicado

Esse tipo de procedimento é indicado para atender a diversas necessidades de homens e mulheres, independentemente da faixa etária, que apresentam falta de cabelo ou de pelos, provocada por problemas genéticos, hormonais, nutricionais ou traumatismos causados por acidentes. No entanto, a calvície é um problema que atinge principalmente os homens em diversas idades.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), estima-se que cerca de 42 milhões de brasileiros já foram atingidos pela perda de cabelo. E por conta disso, muitos buscam o transplante capilar por motivos estéticos.

 

Quem é elegível para efetuar o transplante capilar?

Nem todas as pessoas possuem indicação para efetuar um transplante capilar. É necessário que exista sempre uma avaliação prévia por parte de um médico especialista para que seja efetuado o diagnóstico definitivo e excluir algumas patologias (doenças) que possuem contraindicação para o transplante capilar.

 

Ou seja, o transplante capilar é apenas recomendado a doentes que reúnam as condições que permitam resultados duradouros. Algumas patologias podem comprometer os resultados esperados. De um modo geral, a opção de realizar a cirurgia de transplante capilar é recomendada a doentes com as seguintes patologias:

  • Calvície masculina (ou alopecia androgenética);
  • Calvície feminina (ou alopecia androgenética);
  • Pessoas que perderam cabelo após uma queimadura ou ferimento no couro cabeludo;
  • Outros.

Entretanto, para que os resultados sejam satisfatórios, é importante que a pessoa apresente uma densidade capilar suficiente na área lateral ou na parte de trás da cabeça, para permitir a retirada de fios de uma região e a recolocação em outra.

 

Contraindicações para um transplante capilar

Como referido anteriormente, nem todos os candidatos são elegíveis para um transplante capilar devido à existência de patologias associadas que possam interferir com os resultados do procedimento, a saber:

  • Mulheres com padrão generalizado de queda de cabelo, isto é, perda em todo o couro cabeludo;
  • Alopecia areata grave (peladas do couro cabeludo);
  • Indivíduos com poucas zonas de cabelo “doador”;
  • Pessoas com grandes cicatrizes no couro cabeludo;
  • Doentes cuja perda de cabelo é provocada por alguma medicação ou outro tipo de tratamento (ex.: quimioterapia – *tratamento em curso*);
  • Entre Outros;

Os doentes que padecem de algumas doenças crónicas como a diabetes, hipertensão, etc. podem ser submetidos ao procedimento. Contudo, deve existir sempre uma avaliação médica prévia.

Técnica Utilizada

Existem duas técnicas disponíveis para a realização do transplante capilar, que se diferenciam na quantidade e forma como é recolhida a amostra de cabelo utilizada durante a implantação, no entanto, ambos visam restabelecer o crescimento natural do cabelo e de forma duradoura.

 

A técnica convencional, chamada de FUT (transplante de unidades foliculares), que é a retirada de uma faixa de cabelos da parte de trás da cabeça, e a técnica FUE (extração de unidades foliculares uma a uma), onde se utiliza um micropunch, aparelho que faz uma microperfuração de 0.8mm de diâmetro para a retirada de cada folículo. A única diferença entre as técnicas, é a maneira que são retiradas as unidades foliculares.

 

Na clínica Olympus, utilizamos o método FUE (mais moderno), onde os folículos capilares são extraídos diretamente da zona doadora através de múltiplas micro incisões. Após a extração, é feito pequenos cortes com uma lâmina ou agulha, específicos, na área do couro cabeludo, através dos quais, são implantados os folículos saudáveis.

 

O transplante geralmente é realizado em uma ou duas sessões de modo a preencher todas as zonas receptoras do couro cabeludo. Este método é mais demorado (entre 6 a 12 horas) e depende da quantidade de unidades foliculares obtidas. O transplante também pode ser efetuado na barba e sobrancelhas tal como no couro cabeludo, usando as mesmas técnicas anteriormente descritas.

Informações adicionais

O resultado cirúrgico é extremamente natural tanto para homens quanto para mulheres calvas. O grande medo de quem procura cirurgia de transplante capilar é a aparência artificial que ocorria após as cirurgias realizadas há alguns anos atrás. Atualmente, a naturalidade vem sendo desenvolvida ao longo de anos de experiência e no desenvolvimento de novas técnicas.

 

O diferencial para alcançar um resultado natural envolve: a preparação minuciosa dos foliculos, feitos através de microscópios; as incisões na área calva, feitas com microlâminas e seguindo o ângulo e direção dos fios naturais; uma densidade de foliculos suficiente para cobrir a área do couro cabeludo que foi implantada.

Conheça mais sobre Transplante Capilar

clínica olympus

Comos especializados na área da medicina esportiva, aliado a profissionais de endocrinologia e nutrição. Venha nos conhecer.


UNIDADES:
– Joinville/SC
– Blumenau/SC
– Balneário Camboriú/SC


Fale via Whatsapp: (47) 98467-4870contato@olympusclinica.com.br

Fale conosco via Whatsapp